Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma consciência crítica contra uma visão de sociedade enfeudada em artificialismos. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente, nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor e historiador Daniel Bastos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Rotary Club de Fafe cumpriu transmissão de tarefas


O Rotary Club de Fafe procedeu na passada terça-feira à noite (2 de Julho), à cerimónia de transmissão de tarefas para o ano rotário 2013/2014.

A cerimónia, que decorreu no Restaurante Pinto da Costa, e que juntou a família rotária local e distrital, contou com a presença de Ernesto Rodrigues, assistente da Governadora do Distrito de 1970, Teresinha Fraga, e do vereador da Cultura, Pompeu Martins, em representação da Câmara Municipal de Fafe.
Seguindo a linha de alternância habitual da estrutura, o empresário Orlando Leite sucedeu ao padre José Peixoto Lopes na presidência do clube rotário, enquanto nos grupos de jovens patrocinados pelo Rotary Club de Fafe, Mariana Pinto assumiu o Interact, estando prevista proximamente a transmissão de tarefas no Rotaract.
 
Com um programa de que fez parte um momento de protocolo, a saudação às bandeiras, a entrega de diplomas de assiduidade e a entrega de diplomas de 100%, a sessão foi marcada pela admissão de um novo companheiro rotário, designadamente do historiador Daniel Bastos, professor da Universidade Sénior do Rotary Clube de Fafe, que foi apadrinhado pelo presidente cessante, Pe. José Peixoto Lopes. 
Durante a cerimónia, foi ainda entregue à Associação Cultural e de Solidariedade Social de Regadas a receita do V Sarau Solidário do Rotary Clube de Fafe, cuja verba é mais um importante contributo para a construção der um Lar de Idosos nesta freguesia situada na zona sul do concelho de Fafe.

A cerimónia computou igualmente a entrega de um título Paul Harris, às rotárias Deolinda e Fátima Nogueira, em homenagem póstuma ao seu pai, o falecido rotário Luis Nogueira, que assim contribuíram generosamente para programas humanitários da Fundação Rotária.
 
No decurso das intervenções protocolares, foram evocados pelas entidades convidadas, e pelos responsáveis rotários cessantes e empossados, o espirito rotário de serviço à comunidade. Patente ao longo de mais de três décadas em Fafe, entre outros, na dinamização da Universidade Sénior, na promoção de Saraus Solidários, no reconhecimento dos melhores alunos do concelho, e na realização do festival “Rock with Benefits”, um conceito criado em 2011 pelo Rotaract, em conjunto com o Interact ao qual se associaram o Rotary e Município, com o objetivo de angariar fundos e alimentos para agregados familiares carenciados do concelho de Fafe.

FOTOGRAFIAS: © Foto Rodrigo

Sem comentários: