Morgado de Fafe
O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.
segunda-feira, 14 de julho de 2025
Manuel Carvalho: empresário e benemérito da comunidade portuguesa em Nova Iorque
A comunidade lusa nos Estados Unidos da América (EUA), cuja presença no território se adensou entre o primeiro quartel do séc. XIX e o último quartel do séc. XX, período em que se estima que tenham emigrado cerca de meio milhão de portugueses essencialmente oriundos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, destaca-se hoje pela sua reconhecida integração, inegável empreendedorismo e relevante papel económico e sociopolítico na principal potência mundial.
No seio da numerosa comunidade lusa nos EUA, segundo dados dos últimos censos americanos residem no território mais de um milhão de portugueses e luso-americanos, destacam-se vários percursos de vida de compatriotas que alcançaram o sonho americano ("the American dream”).
Entre as várias trajetórias de portugueses que começaram do nada na América e ascenderam na escala social graças à capacidade de trabalho e de mérito, destaca-se o percurso inspirador e de sucesso de Manuel Carvalho, conhecido empresário na área da restauração em Mineola, no estado de Nova Iorque.
Natural de Tamengos, povoação do concelho de Anadia, Manuel Carvalho começou desde tenra idade anos a trabalhar no setor da restauração na região demarcada da Bairrada, designadamente no vetusto Restaurante Pompeu dos Frangos, onde alcançou muito cedo uma importante experiência profissional ao nível de liderança, empatia e adaptação numa área de trabalho desafiante e de constante atualização.
Em 1984, na casa dos trinta anos, o profissional de restauração anadiense, ambicionando melhores condições de vida e através de ligações familiares na América do Norte, emigrou para os Estados Unidos, começando desde logo a trabalhar em regime de part-time na área da restauração e simultaneamente durante quatro anos no sector da construção civil.
A chegada ao território americano vincou assim um percurso de vida forjado no trabalho, esforço e resiliência, que permitiu desde logo ultrapassar a barreira linguística e lançar as bases da concretização do sonho de uma vida, a abertura em 1993 do seu próprio restaurante, a churrasqueira Bairrada, em Mineola, na região nova-iorquina de Long Island.
Mais do que um restaurante, o restaurante Bairrada, um projeto de vida do emigrante Manuel Carvalho, tornou-se rapidamente um enorme caso de sucesso, assente no carisma do proprietário, e na comida típica portuguesa, como seja o popular frango de churrasco, que levou inclusive nesse período um dos jornais americanos mais conceituados, o “The New York Times”, a destacar o “Bairrada” e a considerá-lo durante vários anos consecutivos o melhor restaurante luso na ilha situada no sudeste do estado de Nova Iorque.
Muito popular entre os luso-americanos, e várias figuras norte-americanas de Long Island, a churrasqueira Bairrada, que no ano transato passou por obras de expansão e melhoramentos, além de um importante impulsionador do “mercado da saudade”, através da importação de produtos portugueses de referência, como seja o sal, o azeite ou o queijo, tornou-se até aos dias de hoje um espaço singular da portugalidade no estado americano de Nova Iorque, onde se estima que vivam e trabalhem mais de 50 mil pessoas de origem portuguesa.
O sucesso que o empresário de restauração luso-americano alcançou ao longo das últimas décadas, tem sido constantemente acompanhado de uma notável filantropia, dinamizada pela Fundação Família Carvalho, em prol de comunidades da pátria de acolhimento e de origem. Em 2017, por exemplo, impulsionou um evento no restaurante Bairrada, que aglutinou a comunidade luso-americana e permitiu angariar cerca de 25 mil dólares que foram entregues à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
A constante e singular generosidade do empresário de restauração luso-americano, que ainda no ocaso do ano passado organizou um evento similar em prol dos Bombeiros Voluntários de Anadia, possibilitando assim encontrar formas e meios para apetrechar ao longo dos anos os “Soldados da Paz” da sua terra-mãe. Impeliu a corporação em 2023, no âmbito do seu 90.º aniversario, a prestar no salão nobre uma homenagem e reconhecimento público ao sócio benemérito Manuel Carvalho.
Constante e singular generosidade que ao longo dos anos se tem estendido à preservação da língua, costumes e tradições portuguesas em Long Island, através da entrega de donativos à Escola Portuguesa Júlio Dinis, ou ao Rancho Folclórico Sonhos e Juventude de Portugal. Assim como, à pátria de acolhimento, sendo mesmo reconhecido como “elemento honorário” pelos Bombeiros de Mineola, e à pátria de origem do grande suporte e companheira de vida, Jackie Carvalho, natural do Panamá. Ainda em 2023, Manuel Carvalho recebeu a mais alta distinção dos Bombeiros do Panamá, o país mais meridional da América Central.
Já no decurso do presente mês, o emigrante natural de Anadia e radicado nos EUA há mais de quarenta anos, em cerimónia realizada na sede dos Bombeiros de Mineola, foi distinguido, com insígnia de ouro, pela “Dirección General de Ceremonial da República Argentina”, em representação dos “Bombeiros Ceiberos e do Comando Federativo de Jefes”. E pela Bolívar Palacios Family, com o título de “Grande Cavaleiro da Ordem dos Descendentes da Família Bolívar Palacios”, convergindo ambos os galardões no justo reconhecimento público da benemerência de Manuel Carvalho em prol de povos e sociedades da América do Norte, Central e Sul.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário