Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Desfolhada Tradicional em Cepães realiza-se este fim-de-semana (26 e 27 de Outubro)


Devido às adversidades meteorológicas que se abateram sobre a região no fim-de-semana passado, a Desfolhada Tradicional organizada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães, com o apoio da Junta de Freguesia, realizar-se-á no próximo sábado e domingo (26 e 27 de Outubro).
 
Tendo como principal objetivo manter e divulgar este relevante costume minhoto, que retrata um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) do milho, cujo cultivo é uma tradição do Minho, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães convida toda a comunidade local no sábado, a partir das 20h00, a concentrar-se na Escola Básica de Cepães, onde se realizará a desfolhada.

A iniciativa, onde as pessoas em convívio poderão cumprir a tradição de desfolhar o milho, recorrendo aos usos e costumes de outros tempos, será animado pelos cantares do rancho anfitrião, assim como pelo Rancho Folclórico de Vila Chã (Amarante) e o Rancho Folclórico de S. Maria Moreira (Monção).

Prometendo recriar um ambiente rural muito semelhante ao dos tempos passados, reavivando os usos e costumes etnográficos cepanenses, em que não faltarão o bolo com sardinhas, o caldo e o vinho verde, a animação pitoresca e musical prolongar-se-á no domingo, a partir das 14h00, com a realização de um Encontro de Tocadores e Cantadores ao Desafio.

Sem comentários: