Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Daniel Bastos enaltece comunidades portuguesas em Guimarães

 

Na passada segunda-feira (6 de junho), o historiador Daniel Bastos, que tem publicado vários livros no domínio da História e Emigração, cujas sessões de apresentação o têm colocado em contacto estreito com a Diáspora, apresentou o seu novo livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia” no Círculo de Arte e Recreio (CAR) em Guimarães.

O historiador Daniel Bastos (centro.), acompanhado de José Machado (esq.), antigo Presidente da Federação das Associações Portuguesas de França, e Francisco Peixoto, vice-presidente do CAR, no decurso da apresentação do livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”


No decurso da sessão numa das mais relevantes associações culturais da cidade berço de Portugal, pautada por um forte sentido de intervenção comunitária onde participam e convivem pessoas dos diferentes sectores profissionais e sociais, o escritor além da apresentação do seu mais recente livro que reúne os textos que tem escrito nos últimos anos em diversos meios de comunicação dirigidos para as comunidades lusas, proferiu uma palestra onde abordou o passado, o presente e o futuro da emigração portuguesa.

Ao longo da sua comunicação, o investigador enalteceu o papel e importância das comunidades portuguesas, genuínas embaixadas do país no mundo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e origem.

Historiador, escritor e professor, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, que pretende criar uma plataforma entre diversos núcleos museológicos, arquivos e coleções respeitantes à história e à memória, à vida e às perspetivas de futuro dos portugueses que vivem e trabalham fora do seu país.

 


Sem comentários: