Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma consciência crítica contra uma visão de sociedade enfeudada em artificialismos. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente, nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor e historiador Daniel Bastos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cepães engalanou-se para assinalar os 25 anos ao serviço da Paróquia do Pe. José Marques Domingues

Na passada quarta-feira de manhã, dia 5 de Outubro, a Paróquia de Cepães do Arciprestado de Fafe, vestiu-se de festa para celebrar os 25 anos ao serviço da comunidade do Pe. José Marques Domingues.  

A solenidade constou de uma celebração eucarística, presidida por D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga, e contou com a presença maciça do Arciprestado de Fafe, assim como de sacerdotes dos concelhos de Guimarães e Amares, este último terra natal do presbítero aniversariante.

 A Igreja de Cepães encheu-se com as gentes da paróquia, amigos, familiares e representantes de todas as colectividades, designadamente, da Sociedade de Recreio Cepanense, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães, do Centro Cultural e Recreativo de Juventude de Cepães, do Grupo Coral da Paróquia de Cepães, que abrilhantou a eucaristia, e do Lar D. Joaquina Leite Lage da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, os quais fizeram questão de marcar presença neste momento importante da missão vocacional do Pe. José Marques Domingues na freguesia de Cepães.

Durante a homilia, D. Manuel Linda, manifestou a sua profunda alegria pelos 25 anos de serviço sacerdotal do Pe. José Marques Domingues na Paróquia de Cepães, enaltecendo as qualidades humanas e cristãs do sacerdote, exortou ainda à responsabilidade dos cristãos da comunidade na contínua prossecução da missão de serviço da Igreja. 

No final da cerimónia religiosa, o Pe. José Marques Domingues, visivelmente emocionado, em breves palavras agradeceu a presença de todos que se associaram nesta data marcante da sua vida pastoral. Destacando a gratidão da participação do Bispo D. Manuel Linda em comunhão com o Arcebispo D. Jorge Ortiga e o Bispo D. Manuel Couto na celebração eucarística, reiterou o seu compromisso de fé e de serviço em prol da comunidade das suas paróquias. 

A jornada comunitária compreendeu ainda um almoço no Restaurante Açougueiros em Cepães, que foi pequeno para acolher todos aqueles que quiseram compartilhar com o Pe. José Marques Domingues a alegria da fraternidade e solidariedade. Este momento ficou marcado pela presença do Presidente do Município de Fafe, José Ribeiro, e membros da edilidade, assim como do Presidente da Junta de Freguesia de Cepães, Manuel Silva, que confluindo ambos no elogio do trabalho de união e dinamização da freguesia encetado à 25 anos pelo Pe. José Marques Domingues, ofereceram ambos, respectivamente, ao sacerdote uma lembrança representativa do brasão da Freguesia de Cepães e do Concelho de Fafe.

Sem comentários: