Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma consciência crítica contra uma visão de sociedade enfeudada em artificialismos. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente, nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor e historiador Daniel Bastos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Associação SENTIR organizou seminário dedicado ao “Envelhecimento Activo”


A Associação Sentir promoveu na passada terça-feira à noite, 27 de Dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, um seminário aberto a toda a comunidade, subordinado ao tema “Envelhecimento Activo”.

Perante um auditório repleto de estudantes, profissionais da área, como do Serviço de Acção Social do Município, e outros interessados no mote do seminário, a sessão contou com a presença de intervenientes multidisciplinares que quotidianamente incidem a sua acção na temática do envelhecimento. Designadamente, a psicóloga Vânia Fernandes, que abordou a questão da sexualidade nos idosos, concretamente os mitos que se criaram em torno dessa questão, bem como a forma como as pessoas vivem a sua sexualidade e impacto que tal impõe mais tarde, ao longo do envelhecimento. A a técnica do Serviço Social da Câmara Municipal de Fafe, Cristina Leite, que apresentou as iniciativas do Município junto desta população e frisou as actividades que mais interessam aos idosos, apoios dados, parcerias criadas na região. E o professor Alberto Alves, responsável pela Universidade Sénior de Rotary Fafe, que rematou a sessão com uma reflexão que focou a forma como o envelhecimento foi sendo encarado ao longo dos tempos e a importância que  uma vida mais dinâmica mental e fisicamente incute na qualidade de vida das pessoas, sendo que a Universidade Sénior apresenta um vasto leque de disciplinas que potenciam essa qualidade de vida.

   
A palestra gerou um profícuo momento de questões por parte da audiência, que se interesso pelas formas de acesso à Universidade Sénior, destacou-se ainda a divulgação por parte de uma voluntária da Cruz Vermelha sobre uma iniciativa desta instituição que visa o apoio a idosos em situação de solidão e apelo a mais voluntários.

No final da sessão, a docente Sónia Fernandes, uma das responsáveis da SENTIR - Associação para a integração e reabilitação social, fez um balanço extremamente positivo da sessão, assegurando que a associação continuará ao longo de ano de 2012 a dinamizar actividades de solidariedade social, culturais e promotoras da inclusão social com sede no concelho de Fafe.

Refira-se ainda, que esta associação sem fins lucrativos recentemente criada em Fafe acabou de ver aprovado o seu projecto, denominado "Ínclita Geração: Passado, Presente e Futuro", pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção.

Sem comentários: