Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

POEMA - Terra



Com o aproximar da entrada do novo ano, para o qual faço votos sinceros que seja um ano que nos guie no rumo da Esperança e Solidariedade, revivo o poema  “Terra”,  que dá título ao meu primeiro livro de poesia, magnificamente ilustrado pelo mestre-pintor Orlando Pompeu.

 
Desenho - Orlando Pompeu in Terra

Terra

A minha terra é o meu berço.
Um torrão de gentes e valores
forjados nos fragmentos da história,
argamassa da memória,
fonte de inspiração
e desígnio do meu amor.
Escopo da minha dedicação,
nela cresci, fiz-me homem,
sorvi o húmus da identidade
descobri as raízes da existência
a vida fraterna em comunidade.
A minha terra, a nossa terra
é o principio de algo sem fim,
pão que alimenta a alma
saudade que diminui a distância
e impele o que há em mim.

Daniel Bastos, in Terra.

Sem comentários: