Morgado de Fafe
O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Marques Valentim inaugurou exposição “E Depois do Adeus – Fotografias com História” em Famalicão
No passado sábado (28 de setembro), o fotojornalista Marques Valentim inaugurou a exposição “E Depois do Adeus – Fotografias com História” no novo “Espaço Memória” da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, em Famalicão.
O fotojornalista Marques Valentim (ao centro), ladeado de Carlos Sousa (esq), presidente da Casa da Memória Viva, e de Daniel Bastos, historiador da Diáspora, no decurso da inauguração da exposição “E Depois do Adeus – Fotografias com História”
A mostra, patente ao público até 13 de outubro, reúne cerca de 50 fotos que documentam episódios e protagonistas da implantação da Democracia em Portugal. Como por exemplo, fotografias alusivas à Guerra Colonial, às primeiras eleições livres, às movimentações político-militares, à Assembleia Constituinte, ao processo de descolonização, até à adesão de Portugal à então CEE.
Nascido em Cascais, a 1 de agosto de 1949, Marques Valentim fez a sua comissão de serviço militar obrigatório em Moçambique, como furriel miliciano foto-cine, após ter concluído em Lisboa o curso de Fotografia e Cinema, nos Serviços Cartográficos do Exército. Com uma profícua carreira de fotojornalista em órgãos de informação de referência em Portugal, o espólio fotográfico de Marques Valentim reaviva memórias de personalidades protagonistas de episódios e acontecimentos marcantes que fizeram a História de Portugal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário