Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma consciência crítica contra uma visão de sociedade enfeudada em artificialismos. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente, nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor e historiador Daniel Bastos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ADISFAF e o Projecto “Arões na Europa” dinamizam actividades


 Na próxima sexta-feira, dia 22 de Julho, pelas 21h30m, está agendado um Workshop intitulado “Trabalhar e viver na Europa…que possibilidades?” integrado nas comemorações do 2º aniversário da elevação de Arões São Romão a Vila que irá decorrer no auditório da Junta de Freguesia. Este workshop, promovido pelo Projecto “Arões na Europa”, será dinamizado por Gabriela Salgado, colaboradora da Agência Nacional da Juventude, que irá abordar os diferentes projectos e programas da Agência prestando esclarecimentos a todos os interessados acerca das oportunidades que as diferentes acções podem oferecer. Conta ainda com a participação de Isabel Brites, Licenciada em Direito, que participou no projecto Enjoy promovido pela AMAVE tendo realizado um estágio profissional internacional em Bruxelas, bem como, de Nuno Sousa, Licenciado em Português, Latim e Grego, que actualmente desenvolve a sua actividade no Instituto de Camões na área consular de Bordéus, França. 

De salientar ainda a actividade que decorreu no passado sábado dia 9 de Julho, no Centro para a Formação e Juventude de Arões, uma iniciativa vocacionada para todos os jovens que visou a interacção dos mesmos com a União Europeia cativando-os com actividades lúdicas. Com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 907 - Arões S. Romão e do Grupo de Jovens de Arões, a ADISFAF levou a cabo mais uma iniciativa dinamizadora que permitiu dar a conhecer, a todos os que nela participaram, um pouco mais daquilo que esta associação sem fins lucrativos pretende fazer com os jovens, não só de Arões, mas também todos aqueles que se interessarem pelo projecto e se mostrem curiosos em saber um pouco mais sobre a União Europeia e as potencialidades desta "união" para os jovens.

Num futuro próximo a população de Arões irá ser entrevistada com o objectivo de fazer um levantamento das emigrações do passado e presente permitindo fazer um retrato, o mais fiel possível,  da realidade das nossas gentes. Apoiando-se noutras associações locais a ADISFAF irá ainda, numa parceria com o Teatro de Arões, levar a palco uma peça que retratará a emigração.   

Eliminar as barreiras que por vezes parecem existir entre os jovens e a União Europeia e apostar no diálogo e debate de diferentes visões que privilegiam a dimensão intercultural, apontando para a construção de uma nova Europa que fomente o sentimento de pertença e integração é o grande objectivo do projecto nas palavras de Marisa Sousa.

in www.aroesglobal.com

Sem comentários: