Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cepães foi palco de 5.º Encontro Nacional de Folclore

No passado sábado à noite, 14 de Setembro, a freguesia de Cepães, uma freguesia do concelho de Fafe com intensa atividade industrial e aptidão agrícola, foi palco do 5.º Encontro Nacional de Folclore.
 

A iniciativa etnográfica, que decorreu nas imediações da Igreja Paroquial de Cepães, foi uma vez mais promovida pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães, que com o apoio da Junta de Freguesia de Cepães e o Município de Fafe, trouxe este ano à freguesia o Rancho Folclórico de Santa Maria de Adaúfe (Braga), o Rancho Folclórico de São Salvador de Briteiros (Guimarães), o Rancho Regional de Paredes (Paredes), e o Rancho Danças e Cantares do Neiva (Ponte de Lima).

Foram muitos os que compareceram ao festival, que contou ainda com a atuação do grupo organizador, e a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins, o presidente da Junta de Freguesia de Cepães, Manuel Silva, e o historiador natural de Cepães, Daniel Bastos.

Durante o encontro, que primou pela boa música, convívio e promoção da cultura e do folclore nacional, os representantes da freguesia e do concelho foram unânimes quanto à mais-valia que a iniciativa representa para Cepães e para Fafe.

  
Segundo Francisco Alves, presidente da Direção do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães, que agradeceu em particular a presença dos representantes da freguesia e do concelho, e em geral dos grupos convidados e dos participantes que abrilhantaram o festival, assegurou aos presentes a realização do Encontro Nacional de Folclore em Cepães dignifica as tradições legadas pelos nossos antepassados. 

Sem comentários: