Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma consciência crítica contra uma visão de sociedade enfeudada em artificialismos. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente, nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor e historiador Daniel Bastos.

terça-feira, 17 de março de 2015

Daniel Bastos apresentou “Terra” na Escola Secundária de Fafe



Na passada segunda-feira (16 de Março), o escritor Daniel Bastos apresentou o seu mais recente livro de poesia “Terra” na Escola Secundária de Fafe.


A obra com chancela da Editora Converso, uma edição bilingue em Português e Francês, ilustrada pelo pintor Orlando Pompeu, e prefácio do poeta Gérald Bloncourt, foi apresentada no âmbito das VI Jornadas Literárias de Fafe, evento cultural subordinado à temática “Vozes da Terra” que decorre durante esta semana e que se assume como uma festa de cultura e literatura, incentivando o gosto pela leitura e para a descentralização da cultura.

A sessão de apresentação da obra na Biblioteca da Escola Secundária de Fafe decorreu em interligação com os alunos de Literatura Portuguesa deste estabelecimento público de ensino secundário que tem ao longo dos tempos formado várias gerações de jovens de Fafe e dos concelhos limítrofes de Basto.






No decurso do evento, que computou ainda a inauguração no estabelecimento escolar da exposição dos desenhos que compõem a obra poética, o escritor natural deste concelho recordou o papel importante que a Escola Secundária de Fafe e os seus professores tiveram na definição do seu percurso literário. Reconhecendo o contributo estruturante do docente Paulo Teixeira e do mestre Orlando Pompeu na tradução e ilustração da obra, Daniel Bastos encorajou os alunos a lutar pelos seus sonhos, e enalteceu o papel cultural que o professor Carlos Afonso, docente na Escola Secundária de Fafe e mentor do encontro, tem dinamizado no concelho.


Refira-se que o livro “Terra” será apresentado na próxima sexta-feira (20 de Março), às 18h30 na Embaixada de Portugal em Bruxelas, uma iniciativa que contará com a presença do autor minhoto, e que está a cargo da Editora e Livraria Orfeu, um centro cultural de referência da língua portuguesa na capital da Europa.

Sem comentários: