Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma consciência crítica contra uma visão de sociedade enfeudada em artificialismos. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente, nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor e historiador Daniel Bastos.

domingo, 31 de maio de 2015

Galeria de Arte 9 Séculos foi palco de apresentação do livro “Terra”


No passado dia 30 de maio (sábado), a Galeria de Arte 9 Séculos em Guimarães serviu de palco para a apresentação do livro de poesia “Terra” da autoria de Daniel Bastos.

A apresentação da obra, uma edição bilingue em Português e Francês, foi realizada em parceria com o mestre-pintor Orlando Pompeu, artista plástico que concebeu a ilustração do livro, e que é detentor de uma carreira ímpar que consta de coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Japão e Dubai.

No decurso da sessão cultural, que se encheu de amigos e conterrâneos do escritor e historiador natural do concelho de Fafe, o tradutor Paulo Teixeira, responsável pela tradução do livro, destacou o telurismo poético inspirado no apego à terra de Daniel Bastos, cujo percurso literário está intrinsecamente ligado às comunidades lusófonas, assim como o facto dos desenhos de Orlando Pompeu, concebidos a partir dos poemas, criarem uma simbiose entre a linguagem artística da poesia e pintura.







Esta sessão cultural na galeria de arte – compras & vendas a retalho situada no centro histórico da cidade que viu nascer Portugal, incluiu uma prova de vinho verde espumante, promovida pelos Vinhos Norte, um dos maiores produtores nacionais de vinho verde, empresa que é um dos principais patrocinadores do livro e que passará a ter à venda na Galeria 9 Séculos o vinho verde espumante Miogo.







Refira-se que estão previstas ao longo dos próximos meses novas apresentações oficiais do livro em território nacional, designadamente na Livraria Ferin em Lisboa, e na Livraria Lello no Porto, duas das mais importantes livrarias portuguesas da atualidade, frequentemente reconhecidas por diversas personalidades e entidades como das mais belas livrarias do mundo.

Sem comentários: