Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Arciprestado de Fafe tem um novo diácono


No passado domingo à tarde, a Arquidiocese de Braga viveu mais uma festa com a celebração das ordenações diaconais, que são habitualmente realizadas no Domingo do Bom Pastor e marcam o encerramento da Semana das Vocações.

Durante a celebração eucarística, que decorreu à tarde na cripta do Sameiro, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, foi ordenado como diácono permanente, Artur Ribeiro, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, residente na paróquia de Cepães.

Membro dinamizador da paróquia de Cepães, onde tem exercido, entre outras, funções de catequista, ministro da comunhão e leitor, a ordenação diaconal de Artur Ribeiro assume-se como uma mais-valia para a comunidade de Cepães, e em geral para o Arciprestado de Fafe.

Recorde-se que a palavra “diácono” provém de uma palavra grega (diakonos), que significa ministério ou serviço, o Diácono é, por isso mesmo, o “atendente” ou “servente”, o “ministro”, o mínimo servo entre os servos.

 

 
Segundo aponta o Catecismo da Igreja Católica, “os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo”, desenvolvendo tarefas como “assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir a funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

A iniciativa levou dezenas de paroquianos de Cepães ao santuário mariano do Sameiro, que em conjunto com amigos e familiares do novo diácono Artur Ribeiro, se associaram a este momento simbólico, que contemplou ainda um lanche-convívio onde também marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia Manuel Silva, o presidente da Assembleia de Freguesia, Daniel Bastos, e o pároco de Cepães, José Marques.



No decurso do lanche-convívio, em que o autarca Manuel Silva, ofereceu em ao novo diácono, em nome da freguesia, uma réplica da Igreja Paroquial de Cepães, o presidente da Junta agradeceu ainda “ todo o trabalho realizado pelo Artur em prol de Cepães”.

Pelo mesmo diapasão, o padre José Marques destacou que “ a Igreja é rica na humildade” e agradeceu “a presença de todos que se associaram à iniciativa”. Por seu lado, o novo diácono Artur Ribeiro, assegurou aos presentes que continuará a ser “um homem simples ao serviço da Igreja, cultivando a amizade e solidariedade”.

Sem comentários: