Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cepães inaugura Museu de N. S. de Guadalupe


No próximo domingo à tarde, Cepães, uma das freguesias com mais história documentada do concelho de Fafe, é palco da inauguração do Museu de N. S. de Guadalupe – Espaço de Memórias de S. Mamede de Cepães.

Igreja Paroquial de Cepães
Iniciativa conjunta da freguesia e da paróquia de Cepães, o núcleo museólogo, que se encontra instalado num edifício contíguo à Igreja Paroquial, e foi batizado com o nome da padroeira da agricultura, reúne um relevante acervo etnográfico em parte ligado à atividade agrícola e aos ofícios tradicionais.
Tendo desde a sua génese contado com o trabalho dedicado do artesão cepanense Abílio Castro, o projeto museológico, acarinhado desde a primeira hora, pelo pároco José Marques, e pelo autarca Manuel Silva, assume-se como um local de preservação e divulgação das tradições, costumes e heranças sociais de Cepães, cuja freguesia situada no Vale do Rio Vizela possui intensa atividade industrial e aptidão agrícola.
Além da inauguração do espaço museológico, prevista para as 16h30, o programa da iniciativa contempla ainda a apresentação e bênção de um Minibus, que com o apoio do Município de Fafe, irá entrar ao serviço das coletividades e das pessoas de Cepães. Assim como uma homenagem ao consagrado pintor Orlando Pompeu, que natural da freguesia de Cepães, tem construído uma carreira invejável, de enorme sucesso artístico, tendo exposto em inúmeras localidades portuguesas e em diferentes países do mundo, da Espanha ao Japão e da França aos Estados Unidos.
A iniciativa, que é aberta a toda a comunidade, e contempla ainda às 14h00 uma caminhada pelo percurso pedestre da “Rotinha do Milénio”, será abrilhantada com as participações artísticas e culturais da Associação Atriumemoria, da Kreative Art’s, do Grupo de Danças e Cantares do C.C.S.D. da Câmara Municipal de Fafe, do Jogo do Pau da Sociedade de Recreio Cepanense e do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães, do Grupo Coral da Igreja Paroquial de S. Mamede de Cepães, e do Grupo de Bombos-S. Mamede de Cepães.
Diário do Minho (2013-05-14)
 

Sem comentários: