Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

sábado, 17 de setembro de 2016

Historiador Daniel Bastos destacou o papel da comunidade portuguesa de Toronto em colóquio dedicado à Emigração



O historiador Daniel Bastos participou no passado dia 16 de setembro, como orador convidado, no colóquio “Perceções sobre a Emigração Portuguesa”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.


No âmbito do evento, promovido pelo deputado eleito pela emigração, Paulo Pisco, em colaboração com o Município de Viana do Castelo, e que teve como principal objetivo debater o olhar sobre Portugal de quem vive fora e como são vistos os portugueses residentes no estrangeiro, Daniel Bastos apresentou uma comunicação intitulada “Perceções sobre a comunidade portuguesa em Toronto no Canadá”.


Durante a sua comunicação neste colóquio que contou com a presença de José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades, e de José Maria Costa, autarca de Viana do Castelo, o investigador da nova geração de historiadores portugueses que tem participado ao longo dos últimos anos em várias iniciativas dinamizadas pela comunidade luso-canadiana, evidenciou o sucesso e solidariedade dos empresários portugueses em Toronto que têm alavancado a promoção da história e herança cultural portuguesa no Canadá. Destacando neste campo a Galeria dos Pioneiros Portugueses, um Museu criado em 2003 que se dedica à perpetuação da memória e das histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá, e o seu principal dinamizador na atualidade, o empresário e benemérito comendador Manuel da Costa, natural do concelho de Viana do Castelo. 

Refira-se também que o evento contou com a presença do presidente do Observatório da Emigração, investigadores, dirigentes associativos, empresários e do consagrado fotógrafo francês Gérald Bloncourt que inaugurou uma exposição alusiva ao seu espólio fotográfico sobre a emigração portuguesa para França nos anos de 1960, e que está na base do livro que realizou recentemente em conjunto com o historiador Daniel Bastos “O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”.

Sem comentários: