Nos
últimos anos a emigração portuguesa tem captado o interesse dos investigadores
sociais e da comunidade académica, como demonstra a realização de diversas iniciativas
e projetos de investigação, que não são alheias ao peso estruturante que o fenómeno
migratório ocupa em Portugal.
Um
dos projetos de pesquisa mais recentes sobre a emigração portuguesa está a ser dinamizado
no âmbito da atividade científica do Centro de Estudos Sociais da Universidade
de Coimbra (CES-UC). Intitulado “Na Ponta da Língua: Histórias, Memórias e
Inovação na Emigração”, este projeto pioneiro tem como objetivo geral aplicar
uma metodologia inovadora de ensino e preservação da língua e cultura
portuguesas através da recolha e análise de histórias da emigração portuguesa.
Trata-se
de uma metodologia participativa através da qual a socialização - oral, escrita
e encenada-, das histórias da emigração portuguesa narradas na primeira pessoa
como experiências biográficas passam a servir um propósito didático e cívico.
O
trabalho de investigação tem incidido sobre três destinos da emigração lusa, designadamente
Newark (EUA), Paris (França) e São Paulo (Brasil). Territórios onde a equipa
feminina multidisciplinar, composta pelas investigadoras Elsa Lechner (CES), Clara
Keating (CES), Graça Capinha (CES), Deolinda Adão (UC Berkeley), Graça dos
Santos (Université Paris Nanterre), Karen Worcman (Museu da Pessoa) e Kimberly
DaCosta Holton (Rutgers-Newark University), tem desenvolvido trabalhos dedicados
às histórias de emigração portuguesa.
Articulando
pessoas e instituições culturais e académicas, este projeto convida assim a um
novo olhar sobre as histórias de emigração portuguesa, que segundo o grupo de cientistas
sociais, constitui um património invisível da língua e cultura portuguesas,
amplamente presente nas narrativas e histórias de vida dos emigrantes.
Financiado
pela Fundação Calouste Gulbenkian, uma relevante fundação portuguesa com a
missão filantrópica de fomentar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida
através das artes, ciência e educação, este projeto singular evidencia
igualmente as enormes potencialidades e peculiaridades de trabalho do mundo
académico no seio da diáspora portuguesa, um enorme e fecundo universo socio-histórico
que tem necessariamente que ser estudado nas suas diversas dimensões e vertentes.
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