Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

domingo, 7 de outubro de 2012

Paróquia de Cepães iniciou ano da Fé



No seguimento do Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI, por meio da Carta apostólica Porta fidei, momento de redescoberta da fé para todos os membros da Igreja, que termina no dia 24 de Novembro de 2013, a Paróquia de Cepães inaugurou no princípio da missa dominical (7 de Outubro) o solene Ano da Fé.




Tendo reunido os paroquianos na entrada principal da Igreja Paroquial de S. Mamede, espaço onde se encontra inscrita a mensagem “ a Fé ou se apega ou se apaga”, o Pe. José Marques recordou aos presentes que este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo".




Neste sentido, a Missa Dominical principiou com a abertura simbólica da porta principal da Igreja Paroquial de Cepães, momento em que o sacerdote evocou as palavras do Papa Bento XVI inscritas na Carta apostólica Porta fidei:



“A Porta da fé, que nos introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa forjar pela graça que transforma. Atravessar aquela porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira”.

Sem comentários: