Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Daniel Bastos apresentou livro de poesia na capital do Minho



No passado sábado (24 de Janeiro), o escritor Daniel Bastos apresentou o seu mais recente livro de poesia “Terra” na FNAC em Braga.


A obra com chancela da Editora Converso, uma edição bilingue (Português e Francês), que conta com ilustrações do artista plástico português Orlando Pompeu, e prefácio do fotógrafo, poeta e pintor Gérald Bloncourt, Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras de França, foi apresentada pelo docente e tradutor Paulo Teixeira que referenciou o sentimento telúrico presente na obra poética de Daniel Bastos, revelador do seu apego à terra-mãe.

A sessão cultural, que contou com a presença de vários amigos e conterrâneos do autor, computou a presença do pintor Orlando Pompeu, cuja obra consta de variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Japão e Dubai. O reconhecido artista plástico destacou a dimensão da obra ao nível da simbiose entre a linguagem artística da pintura e da poesia, realçando que as ilustrações da obra foram concebidas propositadamente a partir dos poemas.








No decurso da sessão de apresentação, o escritor Daniel Bastos, cujo percurso literário se tem destacado ao nível da investigação da história local, referiu que a sua estreia no campo da poesia assume-se como um desafio cultural, um novo modo de expressão de apego às suas raízes, e numa época de dificuldades, a sua crença inquebrantável nos valores essenciais da vida em comunidade.







Refira-se que o livro “Terra” será apresentado no próximo dia 7 de Fevereiro (sábado) às 16h00 em Paris, no Lusofolie's, um novo espaço de referência da cultura lusófona, situado no chamado "viaduto das artes".

Sem comentários: