Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

sábado, 25 de maio de 2019

Norte de Portugal acolhe sessões de apresentação de livro sobre Gérald Bloncourt e o nascimento da democracia portuguesa


Após as primeiras sessões de apresentação do livro Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal” terem já percorrido a capital portuguesa e francesa, a nova obra, concebida pelo historiador Daniel Bastos a partir do espólio de Gérald Bloncourt, um dos grandes nomes mundiais da fotografia humanista, será no decurso do mês de junho lançada no Norte de Portugal.
 
O historiador Daniel Bastos (ao centro) foi em 2015 o responsável pela realização do livro de Gérald Bloncourt (dir.) “O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”, que retrata a emigração portuguesa para França nos anos 60 e 70, e que contou com prefácio de Eduardo Lourenço e tradução de Paulo Teixeira (esq.)


As sessões de apresentação da obra, uma edição trilingue (português, francês e inglês), traduzida por Paulo Teixeira, e prefaciada pelo coronel Vasco Lourenço, presidente da Direção da Associação 25 de Abril, decorrerão nos fóruns da FNAC no coração do Minho e na cidade Invicta.  
 
Convite FNAC-Braga
No dia 7 de junho (sexta-feira), o livro é apresentado na FNAC em Braga, às 21h00, numa sessão cuja apresentação estará a cargo da Professora de Ciência Política da Universidade do Minho, Isabel Estrada Carvalhais. No dia 10 de junho (segunda-feira), Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o livro é apresentado na FNAC-Santa Catarina no Porto, às 17h00, numa sessão cuja apresentação estará a cargo do deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro.
Neste novo livro, realizado com o apoio da Associação 25 de Abril, uma das instituições de referência do Portugal democrático, Daniel Bastos revela uma parte pouco conhecida do espólio de Gérald Bloncourt, afamado fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa nos anos 60 e 70, mas que foi também um espectador privilegiado da explosão de liberdade que tomou conta do país após a Revolução de 25 de Abril de 1974. 
 
Convite FNAC Santa Catarina no Porto
Através de imagens até aqui praticamente inéditas, o investigador cujo percurso tem sido alicerçado no seio da Lusofonia, aborda factos históricos que medeiam a Revolução dos Cravos e a celebração do Dia do Trabalhador na capital portuguesa. Designadamente, a chegada do histórico líder comunista Álvaro Cunhal ao Aeroporto de Lisboa, a emoção do reencontro de presos políticos e exilados com as suas famílias, o caráter pacífico e libertador da Revolução de Abril, e as celebrações efusivas do 1.º de Maio de 1974, a maior manifestação popular da história portuguesa.
 
Capa do livro
A publicação do livro, que contou com a colaboração de Isabelle Repiton, viúva de Gérald Bloncourt, e é enriquecida com memórias e testemunhos do fotojornalista franco-haitiano, representa cerca de meio século após a Revolução de Abril um novo contributo e oportunidade para revisitar a génese da democracia portuguesa. 

Segundo Vasco Lourenço, esta obra ilustrada pela lente humanista de Bloncourt, fotógrafo que em 2016 foi agraciado pelo Presidente República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique, constitui uma viagem ao “tempo dos sonhos cheios de esperança, da afirmação da cidadania, da construção de uma sociedade mais livre e mais justa, do fim e do regresso de uma guerra sem sentido com a ajuda ao nascimento de novos países independentes, onde a língua portuguesa continuou a ser o principal factor congregador”.
 
Contra-capa do livro
Refira-se que no próximo dia 31 de maio (sexta-feira), o livro é apresentado, às 18h30, na livraria portuguesa em Bruxelas “La Petite Portugaise”, e que no dia 22 de junho (sábado), no âmbito das comemorações do Dia de Portugal no Canadá, será apresentado às 10h00 na Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto.
Apoios do livro



Sem comentários: